Qual a sua cosmovisão?

O liberalismo e a igreja: Como a espiritualidade pura deixa o ego no comando | David T. Koyzis
14/jun/2016
Em guarda – Guia de estudo: defenda a fé cristã com razão e precisão
17/jun/2016
O liberalismo e a igreja: Como a espiritualidade pura deixa o ego no comando | David T. Koyzis
14/jun/2016
Em guarda – Guia de estudo: defenda a fé cristã com razão e precisão
17/jun/2016

Alguém pode se perguntar, imediatamente, o que é cosmovisão? James Sire, no seu livro Dando Nome ao Elefante, responde a esta pergunta:

“Cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, algo que pode ser expressa em uma história ou em um conjunto de pressuposições (afirmações que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou totalmente falsas) que sustentamos (de modo consciente ou inconsciente, consistentemente ou não) sobre a estrutura básica da realidade, e que provê os fundamentos em que vivemos, nos movemos e temos nosso ser.”

Em sua Enciclopédia de Apologética, Norman Geisler apresenta a seguinte definição:

“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschauung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”

Todos temos uma cosmovisão, ainda que, conforme diz Sire, isso seja inconsciente. Esse gráfico apresenta um caminho para reconhecer algumas das principais cosmovisões partindo do conceito da existência de Deus.

13412917_1047202315356771_1866767683064674614_n

Fonte: veritasbr.com

Leia também  Como devemos avaliar uma cosmovisão? | Jonas Madureira

1 Comments

  1. Alice disse:

    De acordo com minhas respostas em relação ao gráfico, minha Cosmovisão é “Cristão Teísta”. Creio que existe apenas um Deus ao qual podemos conhecer e que venho a este mundo pela presença de um homem chamado Jesus, um Deus que se envolve e interage com o mundo tendo domínio completo sobre o mesmo, que existe independente do mundo e nos proporciona salvação através da crucificação feita e sua ressurreição.

Deixe uma resposta