Por que ler “Como Cristo Transforma os Dez Mandamentos”? | Gedimar Junior

Um pouco de grego faz toda a diferença | Peter J. Williams
07/nov/2024
O que entristece o coração de Deus? | Tim Challies
18/nov/2024
Um pouco de grego faz toda a diferença | Peter J. Williams
07/nov/2024
O que entristece o coração de Deus? | Tim Challies
18/nov/2024
Conheça a vida e a obra de Edmund Clowney. Sua trajetória e ensinamentos que inspiraram o livro 'Como Cristo Transforma os Dez Mandamentos'

1.⁠ ⁠Edmund Clowney foi um exemplo de Pastor-Teólogo.

Edmund Clowney (1917-2005) foi um teólogo e pastor com uma trajetória notável. Formado no Wheaton College (PhD) e na Yale University (ThM), Clowney dedicou décadas ao ensino e à liderança na igreja. Após anos de trabalho no seminário, exercendo inclusive o cargo de presidente no Westminster Seminary, ele continuou a servir à igreja como pastor até o fim de sua vida. Sua trajetória é um exemplo de dedicação ao ensino teológico e à vida pastoral, demonstrando como ambos os papéis podem se complementar. Esse comprometimento faz de Como Cristo Transforma os Dez Mandamentos uma obra rica em teologia e aplicação pastoral.

 

2.⁠ ⁠Um homem que deu a vida pela causa do Evangelho

Além de pastor, Clowney foi um escritor respeitado. Suas obras em português, Pregando Cristo em Toda a Escritura e Encontrando Cristo em Toda a Escritura, destacam seu compromisso com o Evangelho. Segundo sua filha, Rebecca Jones, ele se encontrava fisicamente debilitado no período em que surgia a obra Como Cristo Transforma os Dez Mandamentos. Mesmo assim, seu entusiasmo por ensinar o levou a concluir o livro, texto este que foi resultado de suas aulas na Escola Bíblica Dominical. Clowney não chegou a ver a obra impressa, pois morreu dias depois da assinatura do contrato. Mas o testemunho de sua filha ilustrou o exemplo de fé que ele teve e o quanto ele contribuiu, oferecendo sua vida em prol do Evangelho.

 

3.⁠ ⁠O livro oferece uma Abordagem cristocêntrica dos Dez Mandamentos

A obra analisa os Dez Mandamentos, dividindo-os em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, Clowney começa destacando que Deus deu as leis ao povo de Israel com um propósito específico, esclarecendo o papel histórico e espiritual dessas leis. Em seguida, na parte do desenvolvimento, ele mostra como cada mandamento se cumpriu e foi transformado em Cristo. Por fim, ele conclui pontuando a ideia central de cada capítulo.

 

Conclusão

Portanto, Como Cristo Transforma os Dez Mandamentos oferece uma perspectiva encorajadora em um mundo que, muitas vezes, negligencia os valores espirituais, sendo ideal para estudos em contextos de escola dominical, cultos familiares e matérias de seminários voltados para ética e vida cristã.

 

Gedimar Junior é professor de Teologia e Filosofia no Seminário Betel Brasileiro. Formado em Teologia e Mestre em Hermenêutica pelo Betel Brasileiro. Mestre em Divindade pelo Seminário Martin Bucer e bacharelando em Filosofia pela Academia Atlântico. Atualmente, é editor-chefe da Revista Reflexão Teológica e Missiológica, organizador do projeto de pesquisa: Pensamento e obra de John Webster.
Neste livro, Clowney nos ensina a olhar corretamente para os Dez Mandamentos. O autor mostra como Jesus reforça a importância da Lei e amplia sua aplicação a todas as áreas da vida. Além disso, Clowney destaca como encontrar Cristo na Lei e como Ele a cumpre. O cristão aprenderá, através desta obra, mais sobre o caráter de Deus revelado na Lei e sobre o evangelho com seu foco em Cristo.

Deixe uma resposta