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Os líderes da igreja são responsáveis por se certificar de que as riquezas insondáveis das Escrituras inspiradas e inerrantes estão sendo apresentadas na ministração pública da Palavra. A Palavra de Deus é o alimento que vai nutrir e animar as ovelhas. Os líderes devem garantir que a ministração pública da “Palavra” na igreja forneça uma dieta espiritual saudável e bem balanceada para o rebanho. O pastor sábio dependerá do princípio sola Scriptura para obter o alimento dado ao rebanho. As ovelhas são adequadamente nutridas apenas por meio das Escrituras. Só por meio da Palavra de Deus o rebanho poderá resistir aos ataques do inimigo de sua alma. Como muitos pastores se afastaram do alimento básico da Palavra de Deus, os rebanhos ficaram desnutridos, emagrecendo e enfraquecendo na fé.
A melhor maneira de fornecer essa dieta balanceada decorre da pregação expositiva e sistemática das Escrituras. A pregação versículo por versículo de livros inteiros da Bíblia serve a muitos propósitos, incluindo os seguintes:
- Identifica com exatidão o cerne da mensagem cristã.
“Não expomos uma passagem da literatura secular ou de um discurso político, nem mesmo um texto religioso — muito menos nossas opiniões. Não, nosso texto é invariavelmente retirado da Palavra de Deus”.[1] As pessoas podem ouvir sobre política, meio ambiente ou economia em outro lugar, de pessoas provavelmente mais qualificadas nessas categorias. As ovelhas necessitam do alimento provido por seu Bom Pastor na revelação inspirada de sua Palavra.
- Requer que o pastor se preocupe com a intenção do autor divino para cada texto.
O Senhor nos concede as Escrituras com seu propósito em mente. O expositor fiel buscará esse propósito em vez de ceder aos próprios caprichos e impor sua agenda ao ministério da Palavra.
- Respeita a integridade das unidades textuais dadas por inspiração do Espírito Santo.
Destaco o fato de que ninguém jamais pensa em ensinar um livro didático de qualquer outra ciência de outro modo. O que se pensaria do mestre que professasse ensinar um sistema geométrico ou mecânico ao comentar, de forma brilhante, a seleção de uma máxima ou outra do autor?[2]
Todo texto se encontra em um contexto desenhado pelo divino autor. O pregador eficiente leva em consideração a unidade textual mais ampla, a totalidade do contexto do livro e seu lugar na revelação bíblica mais ampla.
- Evita que o pastor pregue apenas sobre temas específicos de seu interesse.
Somos todos humanos e temos interesses próprios, e até afinidades, quando se trata de textos bíblicos e verdades doutrinárias. Você pode ter ouvido falar do pregador que, no final de cada sermão, independentemente do texto, acrescentava: “E agora algumas palavras sobre o batismo”. Mover-se de maneira sistemática pelas Escrituras ajudará a fornecer a dieta balanceada ao rebanho e nos ajudará a evitar nossas “implicâncias”!
- Exige que o pastor pregue os textos “difíceis” ou obscuros e as verdades “desafiadoras” da Bíblia.
Embora existam verdades que gostamos de pregar, também existem as mais controversas, que nós (ou nosso povo) gostaríamos de evitar. Por exemplo, muitos desejam pregar sobre a ordem do Senhor para a família em Efésios 5, mas preferem ficar longe da pregação direta de Paulo sobre a predestinação e a soberania de Deus no capítulo 1 da mesma carta. A pregação expositiva fiel demanda que as duras verdades sejam transmitidas ao rebanho com sabedoria. A congregação apreciará o fato de você lhe dar o leite e a carne.
- A pregação expositiva estimulará o pastor e a congregação a se tornarem estudantes da Bíblia.
À medida que o pregador passa pelos livros da Bíblia, a congregação aprenderá o que procurar no texto bíblico e como aplicá-lo à sua vida. Dabney escreve: “O principal objetivo do ensino pastoral é instruir as pessoas a lerem a Bíblia por si mesmas. […] Ele lhes deve mostrar, mediante o uso real, os métodos pelos quais desenvolver o significado legítimo.[3] Ferguson acrescenta: “O pastor, em caráter individual, tem probabilidade maior de crescer como estudante das Escrituras, como homem de Deus e como pregador principalmente pelo método exegético da pregação”.[4] Quem se empenha na obra da exposição semanal das Escrituras conhece a bênção pessoal obtida pela meditação na Palavra de Deus como preparação para alimentar o rebanho.
- A pregação expositiva nos dá ousadia na pregação, pois não expomos nossos pontos de vista falíveis, mas a Palavra de Deus.
Somente com base nesse entendimento é possível declarar a verdade com confiança, identificar o pecado e apelar ao pecador. A promessa de Deus está ligada à sua Palavra e não à nossa sabedoria.
Pois assim como os céus são mais altos que a terra, também são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Pois como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para lá sem regar a terra, fazendo-a produzir e brotar, e dar semente ao semeador e pão ao que come; assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia sem realizar o que desejo e sem sucesso no assunto para o qual a enviei (Is 55.9-11).
Essa promessa é um grande encorajamento para os pastores enquanto se afadigam para alimentar o rebanho com o que lhes é necessário ouvir, mesmo que às vezes seja difícil.
- Dá confiança ao ouvinte: o que ele escuta não é mera opinião humana, e sim a Palavra de Deus.
Isso dará ânimo aos membros da congregação. Eles desejarão regressar na semana seguinte para acompanhar os próximos sermões. Wallie A. Criswell deu início à pregação de Gênesis 1 na First Baptist Church of Dallas começando em uma manhã de domingo, continuando na noite desse domingo e, de forma sucessiva nas manhãs e noites de domingo, por anos, até finalizar toda a Bíblia.
- É de grande ajuda no planejamento do sermão.
Quando se planeja uma série de pregações sobre um livro da Bíblia, não é preciso se preocupar com o que pregar no domingo seguinte. Pouquíssimos de nós podem viver com tanta coragem quanto Spurgeon, que mandava as pessoas para casa no início da noite de sábado e se dirigia a seu escritório para se preparar para a manhã do domingo.
- Ela fornece o conteúdo para a permanência mais longa em determinado local.
Se você levar a sério a pregação de todo o conselho de Deus, será necessário muito tempo para pregar a Bíblia toda
Notas
[1] John Stott, Between two worlds: the art of preaching in the twentieth century (Grand Rapids, Eerdmans, 1982), p. 126.
[2] R. L. Dabney, R. L. Dabney on preaching (Carlisle: Banner of Truth, 1979), p. 79.
[3] Ibidem, p. 81.
[4] Sinclair Ferguson, “Exegesis”, in: The preacher and preaching, Samuel T. Logan Jr., org. (Phillipsburg: Presbyterian and Reformed, 1986), p. 195.
Trecho extraído e adaptado da obra “A Liderança pastoral”, de Timothy Z. Witmer, publicada por Vida Nova: São Paulo, 2024. Publicado no site Cruciforme com permissão..
![]() | Foi professor de Teologia Prática no Westminster Theological Seminary por duas décadas, onde também coordenou o departamento de Teologia Prática, foi diretor de Orientação Ministerial e dos programas de mestrado em Teologia. É ministro de pregação da Crossroads Community Church (PCA) em Upper Darby (PA), uma congregação multiétnica em crescimento à qual serve há mais de vinte anos. Tim fundou o The Shepherds’ Institute, uma organização que promove a causa do pastoreio entre os líderes da igreja. Escreveu e editou outros livros, entre eles The shepherd’s toolbox e The shepherd leader at home. |