
Refletindo sobre a filosofia à luz da Bíblia | John Frame
14/abr/2025
Você sabe que está ficando velho quando se pega contando piadas e repetindo ditados que aprendeu com seus pais. Meus filhos me dizem o tempo todo o quanto gostam dos ditados e frases que eu uso de vez em quando:
“O trabalho dá o que a sorte nega.”
“Trabalho bem começado é meio caminho andado.”
“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!”
Um dos meus ditados favoritos, e que a velha geração usa muito, é:
“Melhor prevenir do que remediar.”
Ou seja, um pouco de cuidado proativo no início pode economizar muita dor de cabeça (e provavelmente dinheiro) no longo prazo. Penso que isso é particularmente verdadeiro quando se trata de aconselhamento. Muitas vezes, pensamos em aconselhamento como algo reservado apenas para problemas mais complexos ou crônicos — casamentos à beira do divórcio, casos graves de saúde mental, circunstâncias complicadas envolvendo pais e filhos. Sim, o aconselhamento pode ajudar muito nessas situações, mas também pode ser muito útil nos estágios iniciais de um problema.
O aconselhamento propicia um contexto para você falar e ser ouvido
Às vezes, é bom falar com alguém, e ser ouvido. Em uma cultura dominada por vozes veementes e grandes mensagens, às vezes sua história pessoal de pecado e vergonha, sofrimento e tristeza se perde. Qual foi a última vez que você abriu seu coração com alguém? Qual foi a última vez que você teve a chance de conversar com alguém sobre algo de importância essencial em sua vida? O aconselhamento pode lhe dar essa oportunidade!
O aconselhamento pode ajudá-lo a ver os primeiros sinais de perigo
Já me disseram que o diagnóstico precoce é a chave para resolver muitos problemas de saúde física. Um amigo me disse recentemente que preciso ficar de olho no aumento da minha pressão arterial, pois isso pode ser um indício de problemas cardiovasculares. Acredite — estou levando o conselho dele muito a sério. Da mesma forma, o aconselhamento pode nos ajudar a processar e receber orientação bíblica e verdade sobre certos problemas antes que eles se tornem esmagadores ou passem a dominar todas as áreas da nossa vida.
Você está lutando com ansiedade de baixo nível todos os dias? Está preso em uma rotina de trabalho e lutando para encontrar significado e propósito? Por que não procurar um conselheiro sábio para ajudá-lo a lidar com esses problemas?
O aconselhamento pode identificar pontos cegos
Por meio da conversa, em que você fala e é ouvido, o aconselhamento também pode ajudá-lo a identificar aqueles pontos cegos incômodos que existem em sua vida. O que você enxerga como um relacionamento difícil pode, na verdade, ser o efeito de uma mágoa ou trauma que ficou de um relacionamento anterior. Um persistente sentimento de solidão pode estar ligado a inseguranças sobre ser rejeitado ou abandonado por amigos e entes queridos. A má notícia sobre os pontos cegos é que eles podem causar acidentes graves, se você os ignorar. A boa notícia sobre os pontos cegos é que um acidente pode ser evitado se estivermos cientes deles.
O aconselhamento pode ajudá-lo a conectar as verdades das Escrituras com os problemas da vida
O que acontece na sala de aconselhamento? Acho que você ficaria surpreso se soubesse o quanto o aconselhamento é realmente simples e direto. Conversamos uns com os outros com sinceridade, de coração aberto, e depois procuramos fazer a conexão entre essas circunstâncias importantes e a verdade de quem Cristo é e à esperança que a Bíblia nos oferece. Na Bíblia, vemos claramente quem nós somos de verdade — pecadores e sofredores que precisam da graça e misericórdia de Deus.
Considerando tudo o que foi dito, faça uma pausa e pense por um momento. Existe algo acontecendo em sua vida em que um aconselhamento bíblico sólido poderia ser útil? Existe alguém em sua vida agora com quem você está envolvido em uma situação complicada e precisa de ajuda para lidar? Invista na prevenção agora — considere a possibilidade de procurar ajuda.
Texto original: Before It Breaks: The Value of Early Counseling Traduzido e publicado no site Cruciforme com permissão.
![]() | Tim Challies é pastor da igreja Grace Fellowship, em Toronto, no Canadá, editor do site de resenhas Discerning Reader e cofundador da Cruciform Press. Casado com Aileen e pai de três filhos, ele também é blogueiro, web designer e autor de várias obras. |
---|
![]() | O discernimento espiritual serve para muito mais do que tomar grandes decisões de acordo com a vontade de Deus. É uma atividade essencial do dia a dia, pois permite que cristãos comprometidos separem a verdade de Deus do erro e distingam o certo do errado em todas as situações. É também um tipo de habilidade, algo que qualquer pessoa pode desenvolver e aprimorar, especialmente com a orientação deste livro. Publicado por Vida Nova. |
---|