Servindo ao Senhor apesar das circunstâncias | Tim Challies

O Espírito Santo e a evangelização | Ronaldo Lidório
12/jan/2026
O Espírito Santo e a evangelização | Ronaldo Lidório
12/jan/2026

Em certos momentos da vida, todos nós reclamamos das condições que enfrentamos. Esses períodos podem envolver a dor das perdas que a vida impõe ou das desconsiderações que sofremos, assim como a frustração de viver em um mundo onde nossas capacidades são pouco utilizadas e nossos esforços raramente valorizados. Podem ser fases em que o corpo ou a mente estão tão fragilizados que não conseguimos desempenhar as tarefas que nos dão sentido, nem ocupar funções que nos façam sentir reconhecidos e importantes. Em algum momento, todos desejamos que a nossa situação fosse diferente.

Mesmo sendo legítimo e até saudável pedir a Deus que nossa situação mude, nunca podemos esquecer que Ele nos chama a servi-lo exatamente onde estamos, independentemente das circunstâncias. Nossa fidelidade deve estar ancorada na realidade que Deus nos dá hoje, e não nas idealizações que criamos em nossa mente. Deus nos chama a confiar na direção que Ele dá à nossa vida, sabendo que é justamente no lugar em que estamos agora que somos convidados a expressar amor, obediência e fidelidade à Sua Palavra.

De fato, podemos elevar isso a um nível mais profundo: se houvesse uma circunstância em que pudéssemos servir melhor a Deus, estaríamos nela neste exato momento. Deus, em sua soberania, nos colocou exatamente onde quer que estejamos, neste momento e neste lugar. É agora que Ele quer que aprendamos a viver contentes, tanto na humildade quanto na prosperidade. Ele deseja que saibamos enfrentar tempos de fartura e de escassez com a mesma confiança. Assim como o apóstolo, nós também podemos fazer todas as coisas por meio daquele que nos fortalece (Filipenses 4:11-13).

Então, não importa se você está bem ou doente, se tem muito ou pouco, se enfrenta uma dor profunda ou vive uma felicidade intensa — neste instante, Deus quer que você viva de acordo com Sua vontade. O chamado de Deus para você é servi-lo no aqui e agora. É demonstrar a mais profunda submissão, a humildade mais verdadeira e um caráter cristão exemplar. É mostrar a si mesmo, às pessoas ao seu redor e a Deus que seu amor por Ele não depende de receber o que deseja, mas está firme e alicerçado em quem Ele é e no que Ele realizou.

Portanto, quando suas circunstâncias estiverem difíceis ou até parecerem insuportáveis, você pode entregá-las a Deus. Se houvesse uma situação em que você pudesse servi-lo melhor, você já estaria vivendo nela agora. Mas Deus, em sua sabedoria, decidiu que você pode servi-lo melhor aqui e agora, na situação em que está. Assim, aceite essa verdade e, mesmo enquanto ora para que essa dor passe, essa doença termine ou esse peso seja aliviado, creia que Ele quer que você esteja exatamente onde está e o sirva como é. Seja fiel!

Texto original: You Are in the Circumstances in Which You Can Best Serve Traduzido e publicado no site Cruciforme com permissão.

Foto de Billy Leivon na Unsplash

Tim Challies é pastor da igreja Grace Fellowship, em Toronto, no Canadá, editor do site de resenhas Discerning Reader e cofundador da Cruciform Press. Casado com Aileen e pai de três filhos, ele também é blogueiro, web designer e autor de várias obras.

Deixe uma resposta