Sola Scriptura e o papel da tradição cristã | Kevin Vanhoozer

O Deus de Einstein | Jonas Madureira
01/ago/2016
Cirilo de Jerusalém, Ron Swanson e a Catolicidade da Igreja | Scott R. Swain
02/ago/2016

Martinho Lutero

Qual a relação entre a prática do princípio Sola Scriptura e o papel da tradição cristã? Kevin Vanhoozer, tratando deste assunto em sua obra O Drama da Doutrina, explica como os protestantes podem entender corretamente este princípio.

658-autor_defaultKevin Vanhoozer é professor de Teologia Sistemática na Trinity Evangelical Divinity School. Também atuou durante oito anos como professor sênior de Teologia na Faculty of Divinity da University of Edinburgh. É autor de O drama da doutrina, Encenando o drama da doutrina, O pastor como teólogo público e A Trindade, as Escrituras e a função do teólogo, publicados por Vida Nova. É também autor de Teologia primeira (Shedd Publicações).
o-drama-da-doutrinaObservando o estranho desaparecimento da doutrina nas igrejas, Kevin Vanhoozer defende que a doutrina, longe de estar desvinculada da vida, serve à igreja — o teatro do evangelho —, dirigindo indivíduos e congregações à participação no drama daquilo que Deus está fazendo para tornar novas todas as coisas em Jesus Cristo e orientando seus membros no projeto de uma vida sábia para a glória de Deus. O autor procura convencer ministros e leigos igualmente a não desprezar a doutrina como algo irrelevante e busca motivar os teólogos a não negligenciar as necessidades da igreja. Seu objetivo é fazer o cordeiro pastoral deitar-se com o leão teológico. É refutar, de uma vez por todas, a dicotomia muito comum entre doutrina e vida real. A doutrina cristã nos orienta no caminho da verdade e da vida e, portanto, é nada menos que uma receita para a realidade.

O drama da doutrina apresenta novas metáforas para a teologia (a dramaturgia), para as Escrituras (o roteiro), para a compreensão teológica (a atuação), para a igreja (a companhia de teatro) e para o pastor (o diretor).

Publicado por Vida Nova.
Leia também  O que é o 'sola experientia' e por que ele é perigoso? | Rosaria Butterfield

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: