Davi e Jônatas – Um estudo sobre o amor entre dois homens | Wilson Porte Jr.

Com que autoridade? | David T. Koyzis
15/abr/2016
Cristianismo e política | Franklin Ferreira e Wilson Porte Jr.
27/abr/2016

Introdução

Muito tem sido dito e escrito sobre o amor entre Jônatas, filho de Saul, e Davi, filho de Jessé. Era homossexual a relação que eles tinham? Este estudo tratará não de uma passagem específica, mas de uma série de versículos que, uma vez distorcidos e mal compreendidos, são usados para corroborar a prática homossexual.

Para responder a essa pergunta sobre a relação entre Jônatas e Davi, é necessário que compreendamos o uso da palavra amor no Antigo Testamento, não só dentro da história que envolve Jônatas e Davi, mas em outras envolvendo outras pessoas.

Em nosso próximo estudo (post), veremos como o projeto na criação de Deus para os seres humanos era de uma relação heterossexual entre as pessoas. Este é o projeto natural de Deus. Com o afastamento da humanidade, este projeto, bem como tantas outras coisas, se quebrou, dando origem à homossexualidade como um fruto de abandono de Deus da raça humana, do entregar de Deus às paixões infames da carne a humanidade como um todo. Um sinal disso é justamente as relações homoafetivas.

Veremos que a relação homossexual é fruto de uma mentira na qual a humanidade está. Vimos que:

“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.  Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.  E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”. (Romanos 1:25-27)

Este ponto da teologia-bíblica sobre a homossexualidade é claro para todos nós. Não se trata de uma opinião pessoal, ou da cultura de um povo. Trata-se da Palavra de Deus sobre o assunto.

Exposição

Posto isso, vamos às passagens que, normalmente, são distorcidas para forçar, discriminatoriamente (diga-se de passagem), um pecado na vida de Davi que nunca existiu.

Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto. Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul. (1Samuel 18.1-5)

Bem, aqui começa a confusão. Jônatas amou Davi como à sua própria alma. A palavra usada aqui é אַהֲבָה, de אָהֵב. Esta palavra é normalmente associada em traduções com a palavra amor e, pode estar ligada tanto ao amor como afeição, quanto como atração, ou como um cuidado amoroso entre amigos, ou ainda como um amante mesmo.

O primeiro ponto que temos que considerar aqui é que tanto Jônatas quanto Davi eram homens desempenhando seus papéis na nação, casados e tendo filhos. Davi, inclusive, chegou a ter oito mulheres, indicando qual era sua real dificuldade. Se Davi era, realmente, tentado por homens, como explicar essas oito além das muitas concubinas?

Em segundo lugar, é importante observar que o amor apresentado em 1Samuel 18 nada tem de conotação sexual, não podendo se traduzir אַהֲבָה como um amor de atração. A mesma ideia que se apresenta em 1Samuel 18 aparece nos versos abaixo:

Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele. (1Samuel 16.21–23)

Este texto nos diz que Saul, pai de Jônatas, também amou a Davi. Estaria o texto apresentando uma possível relação homoafetiva entre Saul e Davi? Vejamos o texto abaixo:

Enviou também Hirão, rei de Tiro, os seus servos a Salomão (porque ouvira que ungiram a Salomão rei em lugar de seu pai), pois Hirão sempre fora amigo de Davi. (1Reis 5.1)

Já neste texto, temos outro rei amando Davi. Hirão, rei de Tiro, é apresentado como alguém que todo o sempre amou a Davi. Embora nas versões em português apareça que Hirão sempre fora amigo de Davi (ARA), ou, Hirão havia sido sempre muito amigo de Davi (A21), no texto original, as palavras que aparecem são כָּל־הַיָּמִֽיםאֹהֵ֗ב, ou seja, amou … todo o sempre. אֹהֵ֗ב é a mesma palavra usada para falar do amor de Jônatas por Davi. Estaria o texto dizendo que, além de Jônatas, Saul e Hirão também o amavam homossexualmente?

Bem, outra passagem mal usada é 2Samuel 1.26, na qual Davi afirma que o amor de Jônatas era maior do que o das mulheres:

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo!  Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres. (2Samuel 1.26)

Em que sentido esse amor ultrapassava o de mulheres? No sentido de que a amabilidade de Jônatas superava o modo como algumas mulheres amavam e tratavam a Davi na época. Veja essa experiência de Davi com sua primeira esposa, irmã de Jônatas:

Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração … Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer! (2Samuel 6.16,20)

Em comparação com o amor de Mical, também filha de Saul, o amor de Jônatas ultrapassava o amor de mulheres. Davi (e muito menos o texto bíblico) não está dizendo que ama Jônatas mais do que ama as mulheres. Davi está apenas percebendo que o amor que Jônatas demonstra por ele é maior do que o cuidado que ele vinha recebendo de mulheres. Para enxergar um amor homossexual aqui, somente usando as lentes da homofobia ou do preconceito.

Sempre foi (e ainda é) comum que homens encontrem em outros homens o cuidado e o amor que, em determinadas situações, supera o amor de mulheres. Considere promessas feitas na guerra por companheiros que dão a vida uns pelos outros, e que se comprometem, como fez C. S. Lewis durante a 1ª Guerra Mundial, com seu amigo Paddy Moore, a cuidar da família um do outro no caso de um deles morrer lutando. Moore faleceu em 1918 durante a guerra na qual ele e Lewis lutaram contra o jovem e, ainda desconhecido, Adolf Hitler, especialmente na Batalha do Somme, em 1916.

Leia também  Relativismo moral: sem parâmetro para condenar os nazistas | Frank Turek

Em meio a guerras e outras situações que produzem aflições em nosso coração, se temos um amigo junto a nós, é natural que percebamos o amor cuidadoso desse amigo. Vemos isso na relação entre pais e filhos, entre irmãos e entre amigos. No entanto, não podemos cometer a tolice de, sempre que virmos um homem demonstrando cuidado amoroso ao seu amigo, considerarmos aquilo uma relação homossexual.

Um último absurdo que precisa ser considerado é o do beijo entre Jônatas e Davi:

Indo-se o rapaz, levantou-se Davi do lado do sul e prostrou-se rosto em terra três vezes; e beijaram-se um ao outro e choraram juntos; Davi, porém, muito mais. (1Samuel 20.41)

Qualquer pessoa não homofóbica (ou preconceituosa) saberá ler o contexto e entender o que está acontecendo. Infelizmente, esse tipo de atitude tem levado muitas pessoas a evitarem gestos de carinho por um amigo em público. Recentemente, um pai foi espancado em um show por ter dado um beijo e um abraço em seu filho. Um homem, homofóbico, vendo a cena, incomodou-se e decidiu bater naquele suposto gay. O pai apanhou tanto que terminou sem parte de uma orelha.

Por outro lado, encontramos gays celebrando quando um pai beija seu filho em público, especialmente se ambos já são adultos, porque preconceituosamente consideram aquilo como a atitude de dois gays, quando, na verdade, são pai e filho. Você consegue perceber para onde caminha isso?

Com o tempo, qualquer atitude de um pai com seu filho será tida como um incesto. Qualquer homem que abraçar seu amigo será tido como gay. E, como a Bíblia recomenda o ósculo santo, isso seria um sinal de aprovação bíblica da prática homossexual. Neste ponto, tanto homossexuais preconceituosos quanto homofóbicos raivosos agem de igual modo, ignorando o lado afetivo da amizade entre duas pessoas do mesmo gênero.

E, quando olhamos para a Bíblia, o que vemos é uma clara demonstração do que era, na cultura judaica, o beijo. Era tudo, menos a demonstração de homossexualidade. Veja:

Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram. (Gênesis 33.4)

José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele. (Gênesis 45.15)

Então, José se lançou sobre o rosto de seu pai, e chorou sobre ele, e o beijou. Gênesis 50.1

Disse também o Senhor a Arão: Vai ao deserto para te encontrares com Moisés. Ele foi e, encontrando-o no monte de Deus, o beijou. (Êxodo 4.27)

Então, saiu Moisés ao encontro do seu sogro, inclinou-se e o beijou; e, indagando pelo bem-estar um do outro, entraram na tenda. (Êxodo 18.7)

Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. (Rute 1.14)

Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão e passado também o rei, este beijou a Barzilai e o abençoou; e ele voltou para sua casa. (2Samuel 19.39)

Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. (Romanos 16.16)

Seriam todos esses casos, casos de homossexuais?

O beijo sempre foi uma prova de afeto, de respeito, e de amor por um amigo ou amiga, independentemente do sexo da pessoa que recebe o beijo.

É necessário ter uma proporção muito grande à imoralidade para enxergar no texto bíblico algo além do que está nele posto. É, aliás, isso que provavelmente há no coração de tais pessoas, uma mistura de homofobia e preconceito.

Homofobia por parte daqueles que olham para a Bíblia com raiva por ela apresentar essas cenas de afeição entre amigos, nas quais esses homofóbicos são incapazes de perceber outra coisa que não algo de conotação sexual. Veja que a homofobia está ligada também à perversão de mente.

E preconceito por parte das pessoas que, ao olharem para o texto, imediatamente veem sexualidade e julgam o carinho entre amigos como se fosse uma prova de sua homossexualidade. Sim, homossexuais que assim olham para os textos bíblicos são preconceituosos. Agem com um preconceito sobre aqueles que a Bíblia apresenta.

O melhor caminho para não cairmos neste erro da ignorância é não nos contentarmos com uma leitura rasa das Escrituras, mas procurarmos nos aprofundar cada vez mais. Conhecer melhor a mais profundamente as Escrituras é algo bom! O Senhor diz pelo profeta Oseias que seu povo se perde justamente por lhe faltar conhecimentos de Suas Palavras (Os 4.6).

Publicado originalmente no blog do autor: wilsonporte.org

12219382_446378928903624_1075621084587501823_nWilson Porte Jr. é pastor na Igreja Batista Liberdade, em Araraquara-SP, bacharel e mestre em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e CPAJ (Univ. Mackenzie). É presidente da Comunhão Reformada Batista no Brasil e do Conselho do Seminário Martin Bucer, onde leciona nas áreas de teologia bíblica, grego e hebraico.

É urgente conhecermos a obra de Cristo na cruz. É urgente também que a igreja de hoje conheça a mensagem da cruz. Só ela é capaz de nos unir em torno daquilo que é central em nossa fé fazendo que nossa luz brilhe diante dos homens. A Bíblia diz que a igreja, o povo da cruz, é a luz deste mundo, tal como uma cidade sobre um monte, com povoados em trevas à sua volta. Mas, olhando para a igreja de hoje, a impressão que se tem é que a luz tem se apagado.

O que fazer para que a igreja de Cristo volte a brilhar? O que fazer para que ela não se fracione cada dia mais, não se esconda em guetos e becos, nem se envergonhe, mas suba no mais alto monte a fim de que todos vejam o poder de Deus?

Sem a busca pela verdade do evangelho da cruz, a luz do povo da cruz continuará a se apagar até que as trevas triunfem sobre o mundo. Em Unidos pela cruz, Wilson Porte Jr. nos convida a essa reflexão, partindo da mensagem de Paulo aos cristãos em Éfeso. Que a antiga e rude cruz nos una para a glória de Deus e nossa alegria.

Publicado por Vida Nova.

25 Comments

  1. Muito bom

  2. Allyson Mendes disse:

    Gostaria de saber se é possível traçar um paralelo entre o sentido da palavra amor utilizado por Davi para expressar a grandeza do amor de Jônatas com as formas de amor expressas no grego (eros, filéo e ágape)???? em qual destas variações Davi estava se apengando?

  3. Vitor Aguiar disse:

    Muito bem explicado esse assunto tão controverso, agora me convenci do real sentido ali tratado. Particularmente foi tudo embasado em estudos profundos, eu tinha dúvidas tbem sobre tal assunto como muito têm. Parabéns pela clareza e lucidez ao expor um assunto que na realidade poucos dominam.

  4. alirio disse:

    parabéns, assuntoo não era para se ter duvidas quanto o amor entre eles que naturalmente agradava a Deus , já tive muito cari9nho por um pastor colega meu e um dia o senhor que aquela amizade muito o agradava

  5. alirio disse:

    Parabéns pela explicação voltada para as coisas santas e puras

  6. Isaac Brisson Da Fraga disse:

    Oi boua noite gostei muinto já tenho resposta pra dar as pessoas que critica sobre está menssagem muinto obrigado que Deus te abençoe

  7. Pedro Bittencourt disse:

    Versículos citados desprezam o significado original da palavra e seu contexto.

    “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. (pois se refere ao paganismo romano, a carta era aos irmãos que viviam no império romano) Por isso também Deus os entregou às concupiscências [cobiças de bens materiais] de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si ( desonrar em rituais pagãos, sendo “kalev” prostituto (a) sacerdote de um ritual );
    Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. ( O contexto aqui é claramente pagão, mesmo desprezando as traduções capengas da língua portuguesa e sem precisar analisar os originais )

    PS.: Vamos ver se o comentário realmente será postado ou é “ditadura socialista farisaica”

    • Rodrigo disse:

      Amigo, eu não entendi seu comentário. Você quer dizer que a referência à homossexualidade nessa passagem é equivocada? Abraços.

    • AninhaduLol disse:

      Nossa pedro parabéns me edificou tanto o seu demonstrar saber mais e levar praticamente pro lado demoniaco sua visão. Acho que cresci 3 milimetros na fé.
      Mano, na boa… a letra mata e não é pelo muito saber e sim pq o orgulho precede a ruina. Finja que é cristão e seja mais humilde. O estudo foi bom PONTO. Sua intenção em demonizar o homossexualismo não foi legal nem pra mim que oro e choro evangelizando homossexual todo dia. Jesus mandou amar(fileo não eros).

  8. MafC disse:

    Eu sou gay. Não praticante. Mas isso é algo que não escolhemos ser. Agente nasce assim. Fui criado com mais dois irmãos, a mesma criação. Eles estão casados já tem seus filhos. Eu não. Vivo em em mundo meu fechado só comigo mesmo e Deus. Sim eu frequento igreja evangélica, mas nem por isso eu deixei de sentir o que eu sou. É difícil você viver sendo quem você não é. Eu converso com Deus, peço a Ele auxílio, entendimento de quem eu sou o que eu sou, o que eu serei o que eu farei para o meu futuro. Eu converso com as pessoas falando de Jesus, ensinando o que é o correto, mas eu? Tem algo errado, pois eu sou gay e tento me enganar dizendo que isso vai melhorar, mas não. Os textos de Davi para com Jonatas tem diferença pra com os outros sim. Não eu que quero achar isso, mas a forma escrita implica para isso. Se são formas diferentes no amor expressão em cada texto, quem o traduziu deveria usar as palavras relacionadas com o que o pastor esclareceu. Não estou aqui defendendo a classe homossexual, só expondo o que eu vivo na vida que eu tenho. Ser gay não é escolha, por que é o doido que vai escolher ser escandalizado, rejeitado, espancado, diminuído… Não ser gay é sofrer ainda mais quando as pessoas vivem as escondidas com medo do preconceito que e rude, é feroz, é maldoso, é ruim. Bom fica aqui a minha colocação. Abraço

  9. Pri de Luz disse:

    Excelente artigo.

  10. Alisson Policeno disse:

    Excelente artigo. Deixou claríssimo a palavra que vem sendo totalmente distorcida nos dias de hoje, baseando-se totalmente na bíblia .

  11. Mauri Marcelo disse:

    O que mais me preocupa nos dias de hoje são as igrejas envolvidas com políticas partidárias, amontoadas em seus guetos e associadas às ideologias, com bancadas denominadas cristãs-evangélicas, aprovando, aplaudindo e defendendo pensamentos e projetos absurdos de exclusão social, visando dinheiro, poder e ganância pelos lucros. Igrejas que se transformam em palanques eleitorais e sacerdotes em cabos eleitorais descarados. Finalizo abraçando com agradecimentos ao ilustre pastor, por ilustrar o assunto que vem incomodando muitas famílias com a crescente homossexualidade, no Brasil e no mundo. Deus seja louvado!

  12. Claudio disse:

    Deus criou o filho para infelicidade?

    • Emborra eu seja Catolico pastor,foi muito esclareçedor o seu comentario em relaçao a pratica homossexual.As pessoas destorcem tudo hoje em dia,devido uma massa de militantes a favor de muitas coisas que sao contra Deus.Parabens!

    • Costa disse:

      Aquele que é infeliz obedecendo a Deus, não é filho de Deus… caia na real. PARA ser chamado filho de Deus tem que aceitar seu filho Jesus e o reconhecer como seu Senhor e se sujeitar a ele. Na Bíblia tem várias referências. Filho de Belial é uma delas, pesquise, não é só Deus que possui filhos…ah e Deus criou o homen para o adorar e o servir. A alegria do Espírito Santo é uma consequência e um fato que acontece na vida da pessoa e ele não precisa tranformar a verdade de Deus em mentira pra ser feliz.
      Agora porque a pessoa quer viver na libertinagem fazendo tudo que lhe apraz não significa que Deus não o ama e não o quer ver feliz se não concorda com seus atos. Deus é Santo. Saia dessa mentira do satanás enquanto é tempo. Tempo que está acabando aliás.

    • Costa disse:

      Eu respondi ao Cláudio.

  13. Luciana disse:

    Ótima explicação. E realmente os analfabetos funcionais abraçam o texto como eles querem que seja por agrado deles.

  14. Joel Machado Ribeiro disse:

    Quando for colocar uma palavra em hebraico ou grego, é aconselhável colocá-las transliteradas, entre parênteses à frente, para que os leigos compreendam melhor. Obrigado Pastor.

  15. Edney Gama disse:

    Parabéns pela brilhante abordagem, a Bíblia explica a Bíblia, textos claros e palavras simples, como o nosso Deus é, o inimigo espiritual que atua nesse mundo está aí inundando as mentes não tementes a Deus, infelizmente muitos se deixam levar pelos ensinos enganosos, e várias vezes deturpadoras na tentativa de quererem justificar a vontade carnal humana que é em excencia pecaminosa veredando para essas ideologias que afrontam o que Deus já determinou para a humanidade. Deus é bom e bendito seja seu nome. Que Deus levante mais homens tementes a Ele com toda a apologia firmada na verdade. Shalom.

  16. Charles Ca disse:

    Tenho que reconhecer, e agredecer pelo esclarecimento!

    Os homens de Israel, eram ensinados, desde bem pequeninos sobre o livro da lei”, (Neemias 8:02).
    Assim, no primeiro dia do sétimo mês, Esdras, o sacerdote, trouxe o livro da Lei até a congregação, composta de homens, mulheres e todos os que eram capazes de compreender o que era dito.

    E Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra. (Gênesis 19:24) pois “os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra Jeová.” (Gênesis 13:13.)

    Eles até tentaram ter relações com anjos, que foram buscar Ló, sobrinho de Abraão.

    Lemos:
    “Chamavam Ló e lhe diziam: “Onde estão os homens que vieram a você esta noite? Traga-os para fora a nós, para que tenhamos relações com eles!

    Mas foram impedidos pelos anjos.
    ( Genesis 19: 05-11).

    Davi era homem “segundo o coração de Deus” Jeová disse: “Achei Davi, filho de Jessé, homem agradável ao meu coração, que fará todas as coisas que desejo.” — 1Sa 16:1-13; 13:14; At 13:22 .

    É razoável concluir depois de lermos esses versículos que tanto Davi e Jonatã eram amigos bem achegados, mas sem nenhuma inclinação homossexual, Davi e Jonatã eram aprovados por Jeová Deus.

    Mesmo hoje o indivíduo que abandonar tais praticas, é acolhido por Deus e pela congregação cristã, recebe ajuda da congregação e tem a chance de provar que apoia o Reino de Deus e provando assim que Satanás é mentiroso, e uma péssimo governante.

    Acesse; jw.org.

    fonte Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas .

  17. Marcello disse:

    Existem muitas mentiras que estão circulando faz tempo. Há muita diferença entre o texto original e as traduções que circulam dele. Eu acredito que a palavra de Deus liberta. A palavra de Deus não nos prende.

  18. Marcone Maranhão disse:

    Parabéns belíssima explicação!

  19. Caroline disse:

    Mas entao, Deus é contra ou não?

  20. Luciano Ferreira da silva disse:

    Boa explicação parabéns pastor ,eu já li sobre o assunto e minhas conclusões era assim mesmo como está escrito na palavra de Deus Levanta amigos sim e isso aconteceu com Davi e Jonatas e acontece hoje pois é Deus quem separa os verdadeiros amigos pra nós aleluia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: