O diabo pode ler minha mente? | R. C. Sproul

A batalha de cosmovisões: Dualismo e teísmo em Tolkien e Lewis | Michael Kruger
27/set/2012
Deus é bom? | Alvin Plantinga
04/out/2012

Eu não tenho certeza se pode, nem tenho que um conhecimento exaustivo dos poderes de Satanás. Eu sei que Satanás possui mais poder do que alguém normalmente encontraria nos seres humanos. Ao mesmo tempo, eu sei que Satanás não é divino; ele não é Deus, não possui poderes ou atributos divinos. Ele possui limitações que normalmente são encontradas em criaturas. Ele é um anjo.

A Bíblia não nos dá uma lista exaustiva dos poderes dos anjos. Eles são mais poderosos do que as pessoas, mas muito menos poderosos do que Deus. Obviamente, Deus pode ler a sua mente. Deus é onisciente. Ele conhece os seus pensamentos – “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Salmo 134.4 – NVI). A tendência é os cristãos acreditarem que, uma vez que Deus é um ser sobrenatural e pode ler nossas mentes, então Satanás, que também é um ser sobrenatural, deve ser capaz de ler nossas mentes também. Mas os poderes de Satanás não são iguais aos de Deus.

Uma questão similar poderia ser, “Satanás pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo?” Eu estaria inclinado a dizer que não. Eu duvido que durante a minha vida eu tenha que me preocupar com o fato de Satanás ler minha mente, pois eu provavelmente nunca o conhecerei. Ele apenas pode estar em lugar de cada vez. Ele é uma criatura e criaturas, por definição, são limitadas ao espaço e ao tempo. Então, Satanás não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Ele tem os seus assistentes juniores e pode enviar um deles para me perturbar e para tentar e acusar você, mas ele irá poupar o tempo e energia dele para pessoas de maior influência do que eu.

Leia também  Interpretando a Revelação Geral e a Revelação Especial - Uma abordagem reformada sobre a relação entre Ciência e Escrituras | Keith Mathison

Traduzido por Jonathan Silveira.

Texto original: Can the Devil Read My Mind? Ligonier Ministries.

rc_sproulR. C. Sproul (1939-2017) foi pastor da igreja St. Andrews Chapel, em Sanford, Flórida, fundador e presidente do ministério Ligonier, professor e autor de diversos livros.
filosofia_para_iniciantes_Começando com antigos pensadores gregos como Platão e Aristóteles, passando por filósofos cristãos como Agostinho e Tomás de Aquino, e chegando aos formadores do pensamento moderno como Kant e Nietzsche, R. C. Sproul apresenta-nos o gigantesco impacto que as ideias desses e de outros pensadores exerceram e exercem sobre os fatos, as artes, a cultura e a teologia no mundo em que vivemos, além das consequências que elas têm sobre a nossa vida no dia a dia.

Ao fazer uma exposição de conceitos básicos da filosofia, o propósito deste livro é mostrar que quanto maior for o conhecimento que o cristão tem das ideias que deram forma à nossa cultura, maior será sua capacidade de entender e influenciar o contexto no qual está inserido.

Publicado por Edições Vida Nova.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: