Teologia Natural e a dessecularização da ciência | Guilherme de Carvalho

Tomás de Aquino foi o teólogo mais brilhante de todos os tempos? | R. C. Sproul
27/jun/2019
“Vós sois o sal da terra”: as características do discípulo de Cristo | Luiz Adriano Borges
08/jul/2019

Nesta palestra apresentada no 8º Congresso de Teologia Vida Nova em 2012, Guilherme de Carvalho discute como podemos de fato fazer teologia natural cristã sem cairmos nas armadilhas secularistas e apresenta a proposta de Alister McGrath sobre o assunto.

Guilherme de Carvalho é casado com Alessandra e pai de duas mocinhas: Ana Elisa e Helena. Seu chamado é o ensino sobre a unidade de Criação e Evangelho, e o escopo universal do Senhorio de Cristo, e tem interesse especial por filosofia da religião, teologia natural e teologia da cultura. É formado pela Escola Superior de Teologia do Mackenzie, mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi professor de teologia por vários anos, e atualmente é pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte e diretor de L’Abri Fellowship Brasil.
Na opinião de muitos, a teologia natural está em crise. Contudo, essa não é uma opinião compartilhada por Alister McGrath. Segundo o autor, a teologia natural busca enxergar a natureza de um modo cristão e, assim, discernir sua verdade, beleza e bondade.

Neste livro tão esperado, o renomado teólogo apresenta uma visão atualizada da teologia natural, restabelecendo sua legitimidade e utilidade. Ao enfrentar de forma direta as críticas tradicionais e recorrentes ao tema, McGrath desenvolve uma visão intelectualmente rigorosa da teologia natural como ponto de convergência entre a fé cristã, as artes, a literatura e as ciências naturais, abrindo novas e importantes oportunidades de diálogo, sinergia e enriquecimento.

Teologia natural: uma nova abordagem certamente se tornará um recurso e um estímulo fundamental para que a teologia natural continue a ser tema relevante para a fé cristã em nossos dias.

Publicado por Vida Nova.
Leia também  Além da "criação" e da lei natural: Uma teologia pública evangélica | James K. A. Smith

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: